emoticons11

[VíDEO] – Faça o diário das suas emoções

0 Flares 0 Flares ×

Trabalho com inteligência emocional já fazem alguns anos e tenho percebido que muitas pessoas não tem consciência de quais emoções as atrapalham no dia a dia,  e como essas emoções as atrapalham, dessa forma acabam por renegar o primeiro pilar da inteligência emocional que é justamente RECONHECER SUAS EMOÇÕES.

Caso queira saber quais os pilares de uma boa inteligência emocional, clique aqui e assista a palestra completa, e descubra como trabalhar suas emoções.

Na realidade existem muitas coisas relativamente simples que podemos fazer pra entender e controlar nossas emoções. Hoje vou te falar de uma ação simples que você pode começar hoje mesmo e que vai te dar uma consciência incrível da sua riqueza emocional.

Descobri isso quando trabalhava com gerenciamento de peso, ajudando as pessoas a reeducarem sua alimentação. Uma das coisas que ajudava muito era fazer um diário de alimentação.

O procedimento é simples: basta que a pessoa anote TUDO, absolutamente tudo que come ao longo do dia. Desde os copos de água que bebe (hidratação é parte fundamental da saúde) até biscoitos, balas, cafezinhos e refeições.

Já no primeiro dia a pessoa se espanta com seus próprios hábitos inconscientes e percebe que bebe pouca água e come muita besteira. Pra algumas pessoas só essa consciência já muda tudo.

Então adaptei esse procedimento para as nossas emoções e sugiro que você faça um diário de suas emoções, anotando num caderno, na agenda ou até no tablet ou celular as suas emoções ao longo do dia.

Vou fazer um exemplo aqui:

  • Acordei meio angustiado.
  • Depois de tomar banho me senti melhor
  • Tomando café me senti animado
  • No trânsito para o trabalho senti raiva de uns caras que me fecharam
  • Ri com algumas coisas no rádio
  • Chegando no trabalho um colega foi irônico e senti raiva, mas consegui me calar.

E por aí vai…

No final do dia, ou da semana, quando você revê suas emoções habituais já afastado da situação percebe muitas coisas que na hora não dá pra entender.

Além disso, esse procedimento te dá uma consciência e uma percepção das emoções que você experimenta regularmente e isso é o início, o primeiro passo para uma administração eficiente das suas emoções: saber QUAIS SÃO.

Experimente fazer isso já no dia de hoje e depois me conta como foi…

Um grande abraço e ótima evolução!

One Comment

  1. Manuel says:

    Parabéns Robério! Muito bom o vídeo.

Leave a Comment

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×