sucesso

Sucesso: a pseudo sabedoria

2 Flares 2 Flares ×

Início de ano por si só já é um ano de reflexão para muitas pessoas, confesso que o ano de 2015 para mim começou com muitos aprendizados, onde a reflexão tem tomado boas horas do meu dia comigo mesmo.

Tenho refletido bastante em como as pessoas vêem a “realidade” ao seu redor, em Programação Neurolinguistica dizemos que Mapa não é território, ou seja, o que vemos da realidade, não corresponde EXATAMENTE ao que é, uma vez que a realidade ao passar pela nossa mente sofre uma série de omissões, distorções e generalizações, assim sendo “o que sobra” ao final desse processo são os significados( interpretações) de cada pessoa, esse é um dos fatores que faz pessoas diferentes verem a mesma situação por prismas diferentes, gerando opiniões e concepções diversas a cerca do mesmo ponto.

Em termos de liderança esse ponto é uma grande armadilha, pois muitos líderes de sucesso ignoram essa premissa da “realidade” e acreditam que a sua VERDADE, é a verdadeira, muitas vezes deixando de escutar outras pessoas da própria equipe, por achar que seu sucesso e todas as situações vividas anteriormente no passado, lhe dão sabedoria suficientes para tomada das decisões e criar suas concepções. Claro que a experiência o ajudará, mas jamais poderá servir como única ferramenta para tirar suas concepções e tomar suas decisões.

Se nossa mente por si já comente uma série de alterações na realidade, imagine agora o que acontece quando um líder tem informações insuficientes, você alterará algo que já vem incompleto.

Por isso em sua liderança nunca tome decisões com base somente em um lado da situação, pois a probabilidade de você cometer uma desarmonia dentro da equipe é alta, nunca ignore uma informação dos membros da sua equipe, pelo contrário escute-os!

Pois só assim você terá informações suficientemente para fazer uma concepção e tomar decisão que possa realmente ser bom para todos dentro da sua equipe, pois de nada adianta prezar pelo bem de um ou dois membros da equipe, se o todo está com sentimentos como ingratidão, tristeza, injustiça e outros, que ao invés de corroborarem para bem de todos, acabará deixando alguns machucados no caminho.

Portanto escute muito os membros da sua equipe, de preferência todos, esse sempre será seu melhor tempo investido, nas pessoas! Não use seu sucesso para se colocar em um patamar acima deles, abrindo margem para arrogância e sua pseudo sabedoria!

Boas Decisões a Todos!

Robério Cavalcante

14 Comments

  1. Gleyce Marinho says:

    Bastante salutar esse texto, querido ” hard treine” pois quantas pessoas perdem a vontade, a força e a própria confiança em si mesmo e na sua equipe, porque seu líder não soube ouvir todas as partes e/ou se ouviu, tomou uma decisão infeliz, fazendo com que sua equipe se partisse ao meio e assim enfraqueceu a força que todos teriam se ficassem juntos.

  2. marcia rejane says:

    querido Robério, tive o grande prazer de viver um DL como madrinha e aprender muito com vc, minha vida profissional tem mudado bastante depois do DL, minhas impaciencias tem diminuido e tenho condições hoje de ver e aceitar as pessoas sem exigir tanto e também tenho visto como líderes conseguem destruir uma equipe e isso me dá muita pena, infelizmente a rede pública ver mais você como político e não como profissional.
    grande prazer, grande líder. obrigada pelos lindos momentos vividos no DL 35 Recife.

  3. Show de texto Robério,
    Isso reforça uma passagem que li em algum lugar que dizia: “você sabe porque o mar é tão grande? porque teve a sabedoria de se colocar abaixo de todos os rios e assim receber água de todos eles”
    Parabéns amigo Robério, nos veremos em breve em João Pessoa-PB.
    Um super 4 pra você!

  4. Waleska Barbosa says:

    Belo texto Roberio!!! Infelizmente é a realidade de muitas lideranças organizacionais que acreditam que equipe é composta apenas pelo líder, se engana e enfraquece o todo, pois todos juntos são muito mais fortes que um sozinho. Sucesso na tua caminhada … Sou tua fã!
    Waleska Barbosa
    DL-28 Recife

  5. FÁBIO CASTILHO says:

    Robério grande águia, grande líder.
    Sucesso é: a realização daquilo que se executa independente da posição ocupada, com excelência de resultados.
    Sendo líder: sucesso é ter a capacidade de conseguir com a equipe, de maneira harmoniosa todas as informações necessárias a tomadas de decisão que resultem em positividade.
    Sendo parte da equipe: sucesso é ter a capacidade de passar as informações necessárias ao líder para tomadas de decisão.
    Portanto, onde quero chegar é que não importa de que ponto, ou cargo ocupa, o SUCESSO está para todos, no exato momento em que completamos nossas realizações.
    Boa equipe = bom Líder
    Bom Líder = boa equipe
    Não há possibilidade de bons resultados numa fórmula diferente.
    Parabéns Robério e obrigado. FÁBIO DL 34 RECIFE

  6. Lucivânia Maria de Oliveira Guerreira says:

    Robério, ótimo texto.

    Tem momento que recebemos uma mensagem ou texto, que realmente foi um envio de Deus. Realmente um grande líder ele tem que saber escutar todos e saber de suas dificuldades e soluções, e não ouvir apenas uns da equipe. E o sucesso é gradecer tudo que nós conquistamos.

    Lucivânia Guerreiro,DL 110, LIMOEIRO DO NORTE,CE

  7. Querido Robério, Boa Tarde!
    Viver é um exercício constante de olhar e trocar as lentes… Incontestavelmente em uma equipe é necessária a Escuta Ampla e Neutra para tomadas de decisões; sempre existem pontos de vista opostos e, acredito que a melhor decisão, após a escuta, é a que se enquadre no sucesso da equipe/projeto, porém com o cuidado de que esta seja aceita por todos, assim será executada.
    Apesar do terreno das decisões, escutas, acolhida e tantos outros passarem pela Emoção, é na neutralidade desta que se consegue enxergar melhor, ouvir melhor e melhor caminhar. Por isso, se em algum momento ocorre a mágoa, para qualquer entendimento, antes de tudo deve-se aquietar alma, corpo e coração, neutralizar a emoção neste momento. Só quando se consegue chegar a este ponto se é capaz de dialogar, de escutar, de acolher, tomando decisões mais assertivas.
    Parabéns Mentor,
    Tenha uma caminhada de Paz e Luz!
    Abraços,
    Bita – DL34 / Recife/PE.

  8. Carley says:

    Como sempre excelentes textos.

  9. Márcio Fernandes says:

    Caro Robério, esse texto descreve uma situação bem parecida com a que tenho vivenciado na equipe em que faço parte. Gostei muito das colocações! Muito obrigado pela atenção!

  10. Sylânia says:

    Como já ouvi falar… Kaizen (técnica de melhoria continua)
    Nesse mundo tudo é formado por escolhas.
    É preciso se permitir querer melhorar. E a partir daí procurar nas melhores oportunidades essa melhoria.
    Um exemplo bem real…
    Eu, decidi viver sempre FELIZ, independente da situação pelo qual eu possa estar passando, policiando minhas emoções, tarefa difícil, mas importante e necessária.
    Acredito que o meu inconsciente entendeu o recado… ser FELIZ!
    Noto mudanças até no meu semblante e também uma sensação, todos os dias, de felicidade e sem motivo. Digo sem motivos pois, não precisa acontecer nada que me agrade para me sentir feliz, eu a encontrei dentro de mim.
    E agora decidi SER AQUELA PESSOA QUE EU GOSTARIA DE CONHECER… TODOS OS DIAS!

    Então, partindo do principio de que tudo é possível quando você quer, digo que sim… podemos sim ouvir mais o significado de cada um e dar mais importância, podemos sim andar lado a lado com nossa equipe deixando de lado a arrogância que só existe para atrapalhar nossa evolução.

    Perfeito o texto e me fez refletir em muitas situações.

    Tudo só depende de nós.

    Já estou morrendo de saudades de você Robério.
    E que venha o DL João Pessoa.
    Eu estou louca para balançar os pilares desse hotel no 1233334.
    Uhuuuuuu o DL é nosso.

  11. Manuela says:

    Texto perfeito!

    Tive o grande prazer de tê-lo como meu Hard Treine, aqui no DL 10 Maceió, grandes aprendizados e muitas alegrias de longo prazo tenho vivido.
    Obrigada por tudo, DL foi sim o divisor e águas e venho no momento certo.

  12. Márcia Pereira says:

    Ótimo Robério!

  13. Ana de Cássia says:

    Muito rica sua refelexão Robério. Realmente se direcionarmos nossas atitudes para as orientações do texto teremos mais sucesso na vida.

  14. Patricia says:

    Realmente o DL tem esse poder de transformar as pessoas e fazer enxergar o mundo de outra maneira a qual nos fazem ver o lado de cada ser deste universo tao lindo e maravilhoso é só olhar o lado bom da vida mesmo nos piores momentos é saber lidar com os problemas da melhor forma sem passar por cima de nimguém. UM SUPER 4!!!

Leave a Comment

2 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 2 2 Flares ×