Poder das Palavras

O poder das palavras: transforme seu vocabulário, transforme sua vida!

0 Flares 0 Flares ×

O poder das palavras é incrível em nossas vidas. Por um lado, elas nos fornecem um caminho para expressar e compartilhar nossas experiências, e os nossos significados com os outros. A maioria de nós não consegue perceber, que as palavras que habitualmente falamos  afeta o que nós sentimos no dia a dia, ou seja nossas emoções.

Vocabulário Transformacional é sobre como você pode assumir o controle de seu vocabulário cotidiano para mudar a qualidade de sua vida. Simplesmente mudando seu vocabulário habitual das palavras que você usa constantemente para descrever as emoções de sua vida, você pode imediatamente mudar a forma como você pensa, sente e como você vive.
O que é interessante é a forma como duas pessoas podem sentir exatamente as mesmas sensações de forma diferente em seus corpos, em virtude dos significados que eles colocam na experiência. Por exemplo, uma pessoa pode sentir-se “frustrado”, enquanto o outro só se sente “um pouco confuso.” Isso equivale a uma diferença enorme na maneira como nos sentimos, e quando mudamos a forma como nos sentimos, podemos mudar a maneira como nos comportamos.
Veja este exemplo: Em uma reunião de negócios com dois parceiros, o mesmo evento desencadeou uma resposta muito diferente em cada pessoa. O Presidente da empresa entrou em uma raiva profunda, ao passo que o segundo parceiro parecia não ter reação.
O Presidente enfurecido acreditava que “raiva” o fez mais forte e permitiu-lhe lidar com a situação. A Raiva era o seu caminho para fugir da decepção, da frustração. Por outro lado, o parceiro que se sentiu só “levemente irritado” estava agindo na crença de que ficar muito chateado iria fazê-lo perder o controle da situação, e isso significava muita frustração, seria uma decepção. Ele não estava dissociado, ele sinceramente não estava sentindo a uma raiva profunda.
Esta é a essência do Vocabulário Transformacional: as palavras que atribuímos as nossas experiências tornam-se as nossas experiências, não importando se é objetivamente correta ou não.
Portanto se queremos mudar a nossa vida e nosso destino, precisamos escolher conscientemente as palavras que utilizamos para descrever nossos estados emocionais. O que aconteceria se na próxima vez que você estivesse em uma situação que costuma sentir-se com raiva, ao invés de utilizar essa palavra, você sentir-se “apenas” incomodado? Ou talvez utilizar uma palavra como “irritado”  ao invés de “estou com ódio” para descrever seu estado interno?
Por outro lado, se alguém lhe pergunta como você está se sentindo, acho que existe uma diferença entre as respostas como: “Oh, eu estou bem, pelo menos eu acho” e “eu estou me sentindo muito bem, de bem com a vida, ótimo!” Os significados que colocamos em nossa experiência, tornam-se nossas experiências. Escolha suas palavras e seus significados com muito cuidado.
E você o que acha? Como está seu vocabulário? Comente, participe, compartilhe… Seus questionamentos são muito importantes para mim. 

 

15 Comments

  1. Yanna Weyne says:

    Muuuuito bom!

  2. ANA FELICIA says:

    PRECISAMOS PRIMEIRO TER O CONTROLE SOBRE NOSSOS PENSAMENTOS. ALGUMAS PESSOAS PRECISAM DE AJUDA PARA VOLTAR A GUIAR SEUS PRÓPRIOS PASSOS. PARA ISTO EXISTEM PESSOAS COMO VOCÊS, QUE ORIENTAM E AUXILIAM NO BEM COMUM.

  3. Roberto Lino says:

    Muito importante aprender a lidar com um novo vocabulário. Fantástico.

  4. Anonymous says:

    Robério isso é mais que surpreendente quando terminei a leitura veio tudo na minha mente, minha vida atualmente e sei que posso viver em paz e controlar minhas emoçoes, obrigado muito importante pra mim.

    Val

  5. Amei o conteúdo,parabéns, tudo isso esta sendo muito importante para todas as águias…

  6. Robério, estou em plena campanha de divulgação tendo algumas raivas esse sentimento me dar um gás para trabalhar mais e estou aprendendo a usar a meu favor e essas dicas são muito importante para mim.

    Grato!

  7. Danielle Amorim says:

    Como é importante termos o controle das palavras e principalmente das nossas emoções. Temos todo o direito de ficarmos irritados, com raiva, mas NUNCA sermos cruel, nem com o próximo e nem com nós mesmos. Parabéns Robério pelo texto.

  8. starnet says:

    Como águia sei que isso é verdade e uma ferramenta muito poderosa. Parabéns pelo texto. Um 4 gigante pra todos!!!!

  9. karla valéria fernandes mendes says:

    Realmente se trata de uma grande verdade o quanto as palavras influenciam e muito nosso modo de vida. Somos o que pensamos e aquilo que pensamos falamos e isso muda o cenário de nossas vidas. Gostei da matéria, parabéns!

  10. Rute Sousa says:

    A vontade de mudar meu vocabulário negativo para o positivo sempre foi uma grande luta. Muitas vezes quando eu dizia que ia parar de falar uma determinada palavra pesada, quando menos esperava eu estava com os mesmo termos na ponta da língua, antes eu via a possibilidade de mudar o modo de se comunicar e expressar uma tarefa um pouco tão difícil, mas vi depois do DL que nada que nossa capacidade de querer mudar não consiga. Após o DL aprendi que nosso modo de falar se torna um hábito, e que podemos mudar ele sim, da mesma maneira que tornamos um hábito de falar coisas negativas, podemos também ser escravos de bons hábitos com palavras e pensamentos positivos. Está tudo em nossa mente, nós temos esse poder. Apenas um hábito pode mudar outro hábito e assim com a repetição de um bom vocabulário diariamente eles tanto se tornarão parte de minha mente conciente como da minha outra mente inconciente. Esse texto é incrivelmente interessante, rico em bons conteúdos para todos. Parabéns Robério. Super 4.

  11. Bruna caricia says:

    Amando tudo isso… Realmente as palavras tem poder! E a transformação de nossas vidas com certeza tem início nelas, ou pelo menos na forma como usamos elas… Abraços!

Leave a Comment

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×